Série Estádios Históricos visita Brinco de Ouro da Princesa

Divulgação TV Brasil

Neste domingo (16), a TV Brasil leva ao ar mais um episódio inédito do seriado documental Estádios Históricos, às 18h30. Em Campinas, interior de São Paulo, o programa desembarca no Brinco de Ouro da Princesa, maior estádio da cidade, sede esportiva do Guarani Futebol Clube.

Em maio de 1953, foi inaugurado o campo que ainda hoje é um dos mais belos, completos e seguros estádios particulares do país. Na ocasião, o Guarani venceu o Palmeiras por 3 a 1.

O Brinco de Ouro foi palco de partidas memoráveis, inclusive de diversas decisões de campeonatos. A Seleção Brasileira pisou em seu gramado duas vezes em 1966, quando realizou jogos-treino durante a preparação para a Copa do Mundo daquele ano na Inglaterra.

Outra disputa da Seleção Brasileira no Brinco de Ouro aconteceu em 1990, quando venceu a Bulgária por 2 a 1, registrando o segundo maior público do estádio: 51.720 pagantes. O recorde foi estabelecido em abril de 1982, com 52.002 pessoas, no jogo Guarani 2 x 3 Flamengo, pela semifinal do Campeonato Brasileiro.

Pelos atuais critérios de dimensionamento de público nos estádios, essas marcas não podem mais ser batidas. Hoje a capacidade de público do Brinco de Ouro da Princesa é de 29 mil pagantes.

Sobre o Guarani Futebol Clube

Fundado em 1911, o nome do Guarani Futebol Clube é uma homenagem à obra-prima do compositor Carlos Gomes, Il Guarany. Conhecido popularmente como "Bugre" devido ao seu mascote, tem como maior rival a Ponte Preta. A partida entre as duas equipes é conhecida como Dérbi Campineiro e esta rivalidade é tida como a maior entre clubes do interior do Brasil.

Uma das mais tradicionais agremiações do interior de São Paulo, o Guarani conquistou, ao todo, 13 títulos campineiros entre as décadas de 1910 e 1950. No entanto, o clube viveria seus momentos de glória entre a segunda metade da década de 1970 e ao longo da década de 1980.

A maior conquista do time no futebol é o Campeonato Brasileiro de 1978, quando a competição ainda se chamava Taça Brasil. Até aquela data, o único campeão nacional não pertencente a uma capital era o Santos, equipe do litoral de São Paulo.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato