SKY lança "Agente Virtual SKY", novo canal de atendimento capaz atender e tratar a demanda do cliente

Desenvolvida pela BlueLab em parceria com a operadora, plataforma reduz pela metade o tempo de atendimento dos motivos técnicos em que atua
Desenvolvida pela BlueLab em parceria com a operadora, plataforma reduz pela metade o tempo de atendimento dos motivos técnicos em que atua. (Imagem/Reprodução)
Em um novo cenário de transformação digital e serviços automatizados, aliado ao desafio de ser cada vez mais simples e eficaz no contato com seu assinante, a SKY, maior operadora de TV paga via satélite do País acaba de lançar o Agente Virtual SKY: primeiro robô de voz complexo a realizar, no Brasil, um diagnóstico técnico e preciso para atendimento receptivo ao cliente em larga escala.

Desenvolvido pela BlueLab em parceria com a SKY, o voicebot atua em chamadas relacionadas aos assuntos técnicos que representam o maior volume de chamadas recebidas pelo SAC (37% do total) da companhia.

A SKY iniciou o atendimento do Agente Virtual contemplando os principais assuntos deste universo de chamadas técnicas, e pretende, gradativamente, ampliar para outras demandas. Atualmente, o voicebot já trata aproximadamente 25% das cerca de 175 mil ligações que recebe por mês. Dessa forma, os atendentes do SAC podem se concentrar em casos mais complexos e dinâmicos, que exijam criatividade e uma avaliação humana.

Com apenas três meses de operação, a eficiência do Agente Virtual de Voz da SKY conseguiu reduzir pela metade o tempo de atendimento dos motivos técnicos em que ele atua, solucionando completamente o problema do cliente sem intervenção de atendentes humanos, em 54,6% das chamadas.

O robô é capaz de entender com perfeição a solicitação do cliente, realizar diagnósticos do problema técnico à distância, orientar e acompanhar os procedimentos a serem executados pelo cliente, vender suporte técnico, agendar a visita de um técnico e até capturar referência geográfica. Além de acelerar o processo de atendimento, o Agente Virtual toma decisões, pula etapas concluídas previamente pelo próprio cliente e abre o chamado quando necessário.

 “A SKY sempre teve em seu DNA a capacidade de inovar e isso não se restringe apenas ao conteúdo de programação e entretenimento. Tecnologias que promovam facilidade e comodidade aos nossos clientes sempre foram foco da companhia. Acreditamos que a tecnologia de inteligência artificial e reconhecimento de voz atingiu um patamar de maturidade suficiente para garantir encantamento ao nosso cliente e eficiência no processo de atendimento”, comenta Marcus Mordechai Guertzenstein, diretor de atendimento da SKY.

A forma como o robô atua é absolutamente inspirada no desempenho dos melhores agentes humanos da SKY. Estudou-se, por meio da monitoria de centenas de chamadas, como os agentes que tinham a melhor resolutividade conduziam as ligações, assim como aqueles que eram melhores avaliados pelos próprios clientes, com nota mínima de 9,5 em uma escala de 10.

Reproduziram-se todos estes elementos na capacitação do robô, que até mesmo pede desculpas quando da constatação de um defeito no equipamento, jamais deixa de capturar um endereço de referência, de dar o protocolo de registro da chamada, e de sinalizar para 100% dos clientes os procedimentos estabelecidos pela empresa para recebimento de um técnico.

O Agente Virtual foi criado a partir do modelo de negócios “try and buy” da BlueLab, por meio do qual a empresa não cobra pelo piloto e, caso a plataforma não supere a taxa mínima pré-definida com o cliente, não existe contratação e nem custo.

Nos quase dois anos desde o início do projeto, que incluiu mapeamento, consultoria, redesenho do processo de atendimento, identificação dos gargalos tecnológicos, reestruturação dos guias de procedimento, criação da persona e a entrega e evolução do robô, a SKY teria investido mais de R$ 1 milhão, não fosse pelo modelo de negócios da parceira.

“Como a URA (atendimento em que o cliente digita as opções correspondentes à sua solicitação) da SKY já era bastante avançada e solucionava mais da metade dos motivos técnicos relatados nos atendimentos, o voicebot veio para substituir o trabalho mecânico e repetitivo, que ainda era feito por humanos”, explica Mateus Baumer Azevedo, sócio da BlueLab.

Uma preocupação fundamental que permeou todo o projeto foi humanizar as interações. Muitos clientes não notam que interagem com um robô. Mordechai destaca uma chamada emblemática recebida no período do Carnaval, em que um cliente fala com a solução de forma descontraída e natural. “Nesta ligação curiosa e engraçada, o cliente trata nosso robô como ‘minha patroa’ e ainda, ao final do atendimento, agradece e deseja um bom Carnaval”, relembra o executivo.

Alguns pontos de destaque do Agente Virtual SKY registrados em apenas três meses de operação: 
  • 98,7% dos clientes aceitam falar com o robô,
  • 79% dos clientes atendidos pela plataforma até o momento deram nota 9 ou 10 para o serviço na pesquisa realizada ao final do atendimento;
  • 90% das falas do cliente são compreendidas pelo voicebot; 
  • O tempo médio de atendimento para ligações tratáveis pelo robô é de 6 minutos. Há casos de conversações registradas com até 12 minutos de duração.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato