Home Top Ad

Série da TV Brasil visita o Farol de São Tomé, projetado por Gustavo Eiffel

Share:

Divulgação TV Brasil
O Farol de São Tomé, grande torre que chama atenção na praia de Campos dos Goytacazes, cidade na região Norte do estado do Rio de Janeiro, é o destino da série Faróis do Brasil desta quinta (20), às 22h, na TV Brasil.

A produção da emissora pública destaca a importância histórica, a beleza de monumentos e a relação que essas torres têm com suas cidades. Neste episódio, o programa investiga o farol construído em 1877 e inaugurado cinco anos depois, em 29 de julho de 1882, data especialmente escolhida para coincidir com os festejos do 36° aniversário da Princesa Isabel.

A obra do Farol de São Tomé foi projetada ainda na era do Império pelo engenheiro francês Gustavo Eiffel. Ele é conhecido pela participação na construção da Estátua da Liberdade (1888), em Nova Iorque, e da torre que leva o seu nome em Paris (1889).

Do alto de seus 45 metros de altura e com nada menos que 216 degraus, o Farol de São Tomé tem um alcance de mais de 70 quilômetros. A torre auxilia a navegação na região, que no passado se destacou com a produção de açúcar em seus canaviais e que, já há algum tempo, desponta como polo de exploração de petróleo.