Caminhos da Reportagem investiga origens dos povos que formaram a Região Sul

Divulgação TV Brasil
Quais os povos formadores da Região Sul? Esse é o mote do programa Caminhos da Reportagem desta quinta (26), às 21h, na TV Brasil. A produção jornalística percorre cidades dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina para mostrar as marcas que diferentes povos deixaram na cultura, na arquitetura e na língua desse território do país.

A Região Sul foi, por muitos anos, ignorada pela Coroa portuguesa até os lusos perceberam que poderiam perder muitas terras para os espanhóis. A partir daí, começaram a se preocupar com essa imensa área pouco habitada do território. No século XVIII, os primeiros açorianos chegaram ao litoral de Santa Catarina.

O artista plástico Cláudio Agenor de Andrade, descendente de açorianos, explica que cerca de seis mil açorianos ocuparam todo o litoral catarinense, paranaense e gaúcho. "Deixam marcas e pegadas profundas na arquitetura, na maneira de falar, nas rendas de bilro, enfim, praticamente a supremacia da cultura se estabelece aqui, muito mais que africana, que já existia, e a indígena, que é extinta" ressalta.

Os caiçaras são formados a partir da miscigenação entre índios, brancos e negros, e mantém viva a tradição do fandango no Paraná. O fandango caiçara foi registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2012 e é uma expressão musical e festiva no Paraná.

No século XIX, milhares de imigrantes desembarcaram nos portos do Rio de Janeiro, de Santos e de Paranaguá e fincaram raízes no Brasil. Hoje, descendentes de italianos, alemães, poloneses, ucranianos, portugueses, espanhóis formam a imensa colcha de retalhos que dá cor à Região Sul do país.

A equipe de reportagem da emissora pública resgata histórias de famílias que deixaram a Europa e vieram habitar essa região. Jorge Signorini é descente de italianos e conta que os primeiros membros de sua família vieram para o Rio Grande do Sul acreditando nas promessas de terra.

Nelsa Dupont é regente do Coral Vozes do Prado em Antônio Prado, considerado o município mais italiano do Brasil. Cerca de 80% da população da cidade domina o Talian, um dialeto vindo da região do Vêneto, na Itália. Um dos objetivos do coral é manter vivas as tradições italianas. "Ensinar para nossos filhos e netos as canções que nos foi ensinada pelos nossos nonos. Essa é a base, é a nossa cultura, é o nosso orgulho", diz Nelsa.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato