''Fakir'', documentário de Helena Ignez sobre ''a arte da fome'', estreia no Canal Brasil

Divulgação

Documentário ''Fakir'' (2019), dirigido por Helena Ignez, estreia terça, 19/01, às 23h40, no Canal Brasil. O último longa-metragem de uma das maiores cineastas do Brasil explora a fundo o tema do faquirismo, espetáculo que consiste no domínio do corpo, resistência à dor, controle respiratório e redução de batimentos.

Apesar de raramente ser exercida nos dias atuais, a prática também conhecida como “a arte da fome” chegou a atrair multidões em países como França e Brasil. Seus intérpretes mais famosos quebravam recordes e chegavam a ficar mais de 100 dias em jejum. Para abordar as diversas faces do faquirismo, a diretora reúne um acervo de arquivos das décadas de 1920 a 1950 com recortes de jornais e revistas, além de vídeos que mostravam o sucesso das apresentações, mesclando cenas teatrais contemporâneas. O documentário destaca algumas das mais icônicas mulheres faquires e toca em temas modernos, como questões de gênero, controle e liberdade corporal e amarras sociais.

Nascida em Salvador, Helena Ignez tem mais de 60 anos de atuação em vários campos das artes e já realizou mais de 40 filmes. Atuou no Cinema Novo em longas como “O assalto ao Trem Pagador” (1962) e “O Padre e a Moça” (1966) e dirigiu filmes como “Luz nas Trevas - A Volta do Bandido da Luz Vermelha” (2010) e “A Moça do Calendário” (2017), roteiro original de Rogério Sganzerla, com quem teve extensa parceria.

Fakir (2019) (92’)
INÉDITO E EXCLUSIVO
Classificação: 16 anos
Direção: Helena Ignez
Horário: Terça, dia 19/01, às 23h40
Alternativo: Quinta, dia 28/01, às 4h30.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato