''Fakir'', documentário de Helena Ignez sobre ''a arte da fome'', estreia no Canal Brasil

Divulgação

Documentário ''Fakir'' (2019), dirigido por Helena Ignez, estreia terça, 19/01, às 23h40, no Canal Brasil. O último longa-metragem de uma das maiores cineastas do Brasil explora a fundo o tema do faquirismo, espetáculo que consiste no domínio do corpo, resistência à dor, controle respiratório e redução de batimentos.

Apesar de raramente ser exercida nos dias atuais, a prática também conhecida como “a arte da fome” chegou a atrair multidões em países como França e Brasil. Seus intérpretes mais famosos quebravam recordes e chegavam a ficar mais de 100 dias em jejum. Para abordar as diversas faces do faquirismo, a diretora reúne um acervo de arquivos das décadas de 1920 a 1950 com recortes de jornais e revistas, além de vídeos que mostravam o sucesso das apresentações, mesclando cenas teatrais contemporâneas. O documentário destaca algumas das mais icônicas mulheres faquires e toca em temas modernos, como questões de gênero, controle e liberdade corporal e amarras sociais.

Nascida em Salvador, Helena Ignez tem mais de 60 anos de atuação em vários campos das artes e já realizou mais de 40 filmes. Atuou no Cinema Novo em longas como “O assalto ao Trem Pagador” (1962) e “O Padre e a Moça” (1966) e dirigiu filmes como “Luz nas Trevas - A Volta do Bandido da Luz Vermelha” (2010) e “A Moça do Calendário” (2017), roteiro original de Rogério Sganzerla, com quem teve extensa parceria.

Fakir (2019) (92’)
INÉDITO E EXCLUSIVO
Classificação: 16 anos
Direção: Helena Ignez
Horário: Terça, dia 19/01, às 23h40
Alternativo: Quinta, dia 28/01, às 4h30.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem