Elifas Andreato fala sobre momentos marcantes de sua carreira no Persona da TV Cultura

Divulgação 

O Persona deste domingo (20/6) recebe Elifas Andreato. O mestre do lápis, das cores, das tintas e das aquarelas, artista gráfico de olhar atento ao mundo ao seu redor, conta na edição sobre sua vida e episódios marcantes da carreira. Comandado por Atilio Bari e Chris Maksud, o programa inédito vai ao ar a partir das 21h, na TV Cultura.

Nascido em Rolândia, no Paraná, conta que veio morar em São Paulo no início da adolescência. Ao relembrar sobre o momento em que começou a estudar arte, Elifas destaca que viveu uma aventura engrandecedora, onde enfrentou suas próprias dificuldades e limitações, além do preconceito contra a pobreza que permanece nos dias de hoje no Brasil. "Esse país que tem vergonha do pobre, que massacra o pobre, que considera que não é parte do povo brasileiro. E eu fiz parte desse povo pobre e a luta para sobreviver nesse mundo pobre, com essa elite brasileira. Foi um trabalho muito difícil."

O jornalista e ilustrador é também conhecido por ser o responsável de diversas capas de discos. Sobre o assunto e as parcerias diz: "As escolhas que eu fiz lá no começo me aproximaram das melhores pessoas das artes brasileiras. E eu me juntei a eles humildemente, fazendo aquilo que eu decidi fazer desde cedo. Eu nunca pretendi outra coisa a não ser servir outras grandes obras, esse é o meu trabalho. Talvez a minha grande obra seja essa, a de embalar e de trabalhar a serviço de outras grandes obras".

Nos anos 70, Elifas se envolveu abertamente na luta contra a ditatura no Brasil. O jornalista comenta que naquele momento a batalha era para reestabelecer a democracia e a liberdade de expressão. "Essa luta continua, eu continuo nessa mesma trincheira. E não mudei de lado, não mudei de opinião a respeito da barbárie que estamos vivendo hoje nesse país", acrescenta.

O Persona ainda apresenta depoimentos de pessoas que fazem parte da vida de Elifas. Entre eles, Rolando Boldrin, Elias Andrato, Tárik de Souza, João Bosco, Tom Zé, Zeca Pagodinho, Othon Bastos. E no quadro Mestre da Persona, o público conhece a história de Cândido Portinari, artista plástico brasileiro que tem grande influência na carreira de Elifas.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato